Nascida na cidade mineira de Barbacena em 1928.
Bacharel, licenciada em pedagogia (1955); Doutora em Pedagogia, com tese em Psicologia Educacional (1962); Docente Livre em Psicologia Educacional (1963) e Professora Titular de Psicologia da Personalidade, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1974). Formou-se em análise do comportamento em 1956 com o professor André Rey, no Instituto Superior de Ensino Rural-ISER, e em Psicanálise em 1969, pelo Círculo Vienense de Psicologia Profunda.
Fundou, em 1963, juntamente com os professores Galeno Procópio de Alvarenga e Pedro Parafita de Bessa, o Curso de Psicologia da UFMG. Realizou importantes pesquisas nessa Universidade como professora, e na Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica-FEAP (hoje Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais-FHEMIG) e na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, como psicóloga. Essas pesquisas deram origam às teses: Da necessidade e da possibilidade da aplicação da psicologia à educação (1962); Da problemática da adolescência (1963); Da personalização e da sintalização progressivas (1973).
Sua produção científica, acrescida da experiência pessoal e profissional como professora, pesquisadora e psicóloga clínica desde 1962, fundamentou a elaboração original de uma técnica e da teoria dela decorrente, denominadas Psicoterapia Analitico-fenomenologico-existencial. Sua concepção, uma alentada trilogia que abarca o conhecimento religioso, filosófico e cientifico, está reunida nas coleções “Surge uma Aurora” e “Uma Luz no Caminho”, cuja primeira edição bilingue português-inglês foi editada em 2009 pela Fundação Souza Brasil. A obra completa foi encaminhada no ano de 2012 a todos os paises membros da Organizacao das Nacoes Unidas.
A autora manteve o exercicio da atividade psicoterapeutica ate sua aposentadoria, em dezembro de 2012. Desde maio de 2007 ocupa o cargo de Presidente de Honra e membro vitalício do Conselho Curador da Fundação Souza Brasil.
Nascida na cidade mineira de Barbacena no dia dezoito de agosto de mil novecentos e vinte e oito, de Zilda de Souza Brasil e Otávio de Oliveira Brasil, sendo a sexta filha de um grupo de nove, assim distribuídos: cinco homens e quatro mulheres.
Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Formou-se em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO com o Professor André Rey.
Colou grau como DOUTORA EM PEDAGOGIA pela UFMG, com especialização em Psicologia Educacional e iniciou atendimento em consultório de Psicologia Aplicada à Educação e à Reeducação de 1962 a 1965.
FUNDOU O CURSO DE PSICOLOGIA DA UFMG em conjunto com os Professores Pedro Palafita de Bessa e Galeno Procópio.
Concluiu a Tese - " Da Personalização e da Sintalização Progressivas" pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora Titular de Psicologia da Personalidade, no Curso de Psicologia da Universidade de Minas Gerais.
Curadora do CEPAFE
Criação da Fundação Souza Brasil - Convidada à Presidência de Honra
Publicação da Teoria Psicoterapêutica Analítico-fenomenológico-existencial
Publicação das Coleções Completas
Envio de sua Obra para os países membros da ONU. Aposentou-se das atividades clínicas
Comemoração dos 30 anos do CEPAFE
Belo Horizonte: Rua Fernandes Tourinho 470 - 9º andar | Salas 1001/1002. Funcionários - Belo Horizonte / MG - Ver mapa - Tel: (31) 3227 0030 | (31) 3225 7181