Cursos

Objetivo:

Formar profissionais para o exercício do relacionamento humano com base na Psicoterapia Analítico-fenomenológico-existencial, de forma a possibilitar-lhes a postura humanística com vistas à auto-realização e à realização das pessoas e dos grupos com os quais se relacionem.

Público Alvo:

Pais, educadores e adultos em geral.

Título Concedido:

Certificado de Aperfeiçoamento em Relações Humanas com base na Psicoterapia Analítico-fenomenológico-existencial.

Estrutura do Curso:

O curso é composto de disciplinas teóricas e disciplinas teórico-práticas.
A parte teórica é ministrada por um professor titular e um professor assistente, nos moldes da mais moderna tecnologia de ensino. As disciplinas teóricas dividem-se em quatro módulos:

Módulo I – Fundamentos:

Fundamentos teológicos, filosóficos e científicos da Psicoterapia Analítico-fenomenológico-existencial, uma cosmovisão.

Módulo II – Teoria:

Estudo da Teoria Psicoterapêutica Analítico-fenomenológico-existencial e do esquema evolutivo do ser humano e do grupo humano e suas perturbações, uma antropovisão.

Módulo III – Técnica

Estudo da Técnica Psicoterapêutica Analítico-fenomenológico-existencial e sua aplicação no tratamento do ser humano e do grupo humano, uma ergovisão.

Módulo IV – Simbolização:

Estudo da simbolização, à luz da Teoria e Técnica Psicoterapêuticas Analítico-fenomenológico-existenciais e dos símbolos presentes na evolução e tratamento do ser humano e do grupo humano, uma cosmo-antropo-ergovisão.

A parte teórico-prática é ministrada por um psicoterapeuta titular e por um psicoterapeuta assistente, paralelamente à parte teórica, em grupos psicoterapêuticos, em sessões semanais de cem minutos cada. As disciplinas teórico-práticas estendem-se por quatro graus nos quais o aluno se submete ao processo psicoterapêutico e o estuda, como participante ativo de um grupo de formação:

Grau I – Autoconhecimento:

É o processo psicoterapêutico propriamente dito e propicia condições para a pessoa realizar-se pessoal e profissionalmente.

Grau II – Aperfeiçoamento Pessoal:

Reexame e estudo do processo psicoterapêutico ao qual o aluno se submeteu no Grau I, o que lhe permite dar um mergulho mais profundo no conhecimento da sua estrutura e da sua dinâmica bem como no do ser humano e do grupo humano em geral.

Grau III – Preparação da Mente do Mediador:

Estudo da aplicação da Técnica Psicoterapêutica Analítico-fenomenológico-existencial à qual o aluno se submeteu nos Graus I e II, o que lhe propicia condições para agir como mediador.

Grau IV – Decodificação dos Símbolos:

Reexame e estudo das simbolizações presentes no processo psicoterapêutico ao qual o aluno se submeteu nos Gruas I,II,e II, o que lhe propicia condições de compreender o significado último da vida.

Duração do Curso:

340 horas em 4 semestres.

Início do Curso:

Fevereiro e Agosto.

Belo Horizonte: Rua Fernandes Tourinho 470 - 9º andar | Salas 1001/1002. Funcionários - Belo Horizonte / MG - Ver mapa - Tel: (31) 3227 0030 | (31) 3225 7181